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Como Estruturar um Programa de Mentoria na Sua Empresa – 7 passos

Atualizado: 11 de out.

As melhores empresas no mundo possuem programa de mentoria interna como padrão. A implementação de um programa de mentoria transforma a cultura da empresa, impulsiona o desenvolvimento de talentos e melhora os resultados organizacionais.


Programa de mentoria

As estatísticas não mentem. E elas são muito claras ao tratarem da importância da mentoria no mundo corporativo.


Uma recente pesquisa do LinkedIn revelou que 94% dos profissionais permaneceriam mais tempo em uma empresa se ela investisse no desenvolvimento de sua carreira, sendo a mentoria uma ferramenta essencial para isso.


Mais de 70% das empresas que compõem o “Fortune 500” possuem um estruturado programa de mentoria interna. 


O Mentoring Impact Report, em 2023, revelou que 92% das empresas Fortune 500 ofereceram programas de mentoria, acima dos 84% ​​do ano anterior, justamente por estarem cientes da eficácia da mentoria na geração de resultados.


E, ainda, em um artigo recente, a revista Harvard Business Review nos trouxe uma pesquisa muito esclarecedora a respeito do desenvolvimento e aplicação de programas de mentoria internos. ​Os resultados foram surpreendentes: 


  • Estudo com 603 representantes de vendas de uma empresa no EUA aplicou um programa de mentoria de 4 semanas. Nos dois primeiros meses, os representantes tiveram aumento de receita diária em 19% e, em 90% dos casos, o aumento da receita se sustentou pelos próximos 6 meses.


  • ROI (Retorno sobre Investimento) de 870% na aplicação do programa. 


Diante desses dados, não há como negar que a mentoria corporativa representa uma ferramenta poderosa na transformação das organizações. Simplesmente as melhores empresas utilizam essa ferramenta para se destacarem no mercado.


Como vemos, possuir um programa de mentoria é sinônimo de ter uma cultura de excelência, reter os melhores talentos, otimizar desempenho, potencializar o employer branding, ser uma empresa referência que cuida e desenvolve os seus profissionais.


No entanto, para que o programa seja eficaz, é necessário um planejamento cuidadoso e uma execução estratégica. Apresentamos a seguir o passo-a-passo de como você pode criar um programa de mentoria eficaz na sua empresa.

 

Passo 1: Defina os Objetivos do Programa


Antes de pensar em implantar um programa de mentoria, é fundamental definir claramente os objetivos que se deseja alcançar. Por que a empresa necessita de um programa de mentoria? Como a mentoria poderá contribuir para que a empresa alcance seus objetivos estratégicos?


  • Alinhamento Estratégico: defina quais objetivos estratégicos da empresa precisam de atenção neste momento e como a mentoria pode apoiar tais objetivos, melhorando a retenção de colaboradores, desenvolvendo lideranças internas ou fomentando a inovação, por exemplo.


  • Metas Específicas: estabeleça metas claras e mensuráveis para o programa de mentoria, como aumentar a satisfação dos funcionários, reduzir a rotatividade ou melhorar as habilidades de liderança.

 

Passo 2: Selecione os Potenciais Mentores


A escolha dos mentores é um dos aspectos mais críticos de um programa de mentoria bem-sucedido. Ela precisa ser feita de maneira criteriosa.


Por definição, mentoria é um processo de transferência de experiência e know-how. Mentores são aqueles que possuem experiência e conhecimento específico sobre determinado assunto e que tenham o desejo genuíno de ajudar outras pessoas nos mesmos desafios.


É um erro pensar que necessariamente um mentor precisa ser mais sênior. Naturalmente, pessoas mais experientes têm maior probabilidade de acumular bagagem profissional para compartilhar.


Mas seguindo o conceito de mentoring, para ser mentor não necessariamente precisa ser mais “velho”, mas sim, possuir expertise relevante sobre determinada questão para orientar pessoas.


De qualquer forma, é importante estabelecer critérios claros e objetivos para selecionar os mentores. Alguns possíveis critérios são: tempo de experiência, histórico profissional, cargo, histórico de desempenho, habilidades interpessoais (comunicação, liderança, empatia, por exemplo), inteligência emocional, dentre outros. 



Passo 3: Capacite os Mentores


Mentorar não é apenas sentar com o mentorado e contar histórias na tentativa de passar experiências e alguns conselhos.  


O resultado e a eficácia da mentoria estão diretamente ligados ao nível de preparo técnico do mentor.  E existe toda uma metodologia específica em mentoring para que seja verdadeiramente eficaz e transformador.


Há, também, as competências comportamentais, socioemocionais e posturais que um mentor precisa desenvolver ou aprimorar para assumir essa função. Tudo isso exige capacitação e desenvolvimento dos mentores.


É importante entender que mentorar exige muita responsabilidade, pois o mentor tem o poder de influenciar, inspirar e transformar diretamente o seu mentorado.


A orientação e o direcionamento dados pelo mentor serão absorvidos pelo mentorado com base na relação de confiança, por isso é preciso muita seriedade e técnica para mentorar.


Assim, busque a formação para os mentores da sua empresa junto a profissionais experientes em mentoring.  


Capacitar seus mentores é um investimento essencial para o sucesso do programa de mentoria da sua empresa. Não adiantará ter um programa estruturado se os seus mentores não forem capacitados para isso.


A Better Academy oferece o Programa de Formação de Mentores Corporativos  que aborda todas essas necessidades e certifica os mentores. Nosso curso foi desenvolvido para fornecer aos mentores as habilidades, os conhecimentos, os recursos e as ferramentas necessárias para se tornarem mentores excepcionais.




 

Passo 4 : Organize um Mapa de Mentores


Uma vez capacitados e certificados os mentores, tenha em mãos um mapeamento completo do perfil de cada mentor, especificando as áreas, os temas e os assuntos que eles podem mentorar na empresa.


Os mentores possuem formações, expertises e experiências diferentes. É muito importante que as necessidades dos mentorados sejam corretamente direcionados aos mentores apropriados.


O Programa de Formação de Mentores Corporativos da Better Academy disponibiliza para as empresas todo suporte nesse mapeamento, integrando as percepções dos nossos professores-mentores sobre cada mentor em formação, com olhar específico sobre as melhores habilidades técnicas e comportamentais que os mentores podem oferecer.


Em nossa formação, além do curso coletivo, cada futuro mentor tem um acompanhamento individualizado com os nossos professores-mentores para capacitação pessoal, identificação de “gaps” na formação e aperfeiçoamento de skills individuais.


Com esse Mapa de Mentores completo, agora podemos estruturar um programa de mentoria na sua empresa!

 

Passo 5: Estruture o Programa de Mentoria


Defina os detalhes do programa de mentoria a ser implementado na empresa. Recomendamos que se abra um processo seletivo para escolher os primeiros mentorados.


O processo seletivo tem duplo objetivo: (i) selecionar mentorados qualificados; e (ii) atrair colaboradores que realmente buscam desenvolvimento.


Você já ouviu aquela célebre frase: “não se ajuda quem não quer ser ajudado”? Exatamente. Um processo organizado de seleção permitirá algum filtro nesse sentido. Boa parte dos inscritos será de pessoas interessadas em desenvolvimento pessoal e profissional se candidatarão ao programa.


Assim, tenha as seguintes definições:


  • Nome do Programa de Mentoria interno

  • Quantidade de mentores capacitados e certificados

  • Mapa de mentores com as competências de cada mentor

  • Quantidade de vagas por tipo de tema (de acordo com mentores disponíveis)

  • Questionário com questões-chave para participar do programa de mentoria

  • Critérios de elegibilidade e classificação

  • Entrevistas

  • Cronograma (inscrições, processo seletivo, início do programa e encerramento)


Em se tratando de experiências iniciais, recomendamos que cada mentor atenda um mentorado por vez, para não acometer a qualidade da mentoria. Nos primeiros atendimentos será preciso muito foco.


Mentores mais experientes poderão, futuramente, acumular mais de um mentorado por programa.

 

Passo 6: Lance o Programa de Mentoria


O próximo passo é lançar o Programa de Mentoria de maneira que ele tenha grande relevância e visibilidade dentro da empresa.


A divulgação eficaz do programa garantirá que todos os colaboradores estejam cientes da iniciativa e compreendam sua importância, incentivando uma ampla participação e engajamento.


Providenciar uma comunicação eficaz por meio de um anúncio oficial é essencial.  Utilize todos os canais de comunicação interna, como e-mails, boletins informativos, intranet e reuniões de equipe, para anunciar o lançamento do programa de mentoria. Certifique-se de que a mensagem destaque os objetivos do programa, seus benefícios e a importância da participação.


Contar com o apoio da liderança também é muito importante. Peça aos executivos e líderes seniores que compartilhem mensagens de apoio ao programa, explicando como ele se alinha com os valores e objetivos estratégicos da empresa.


Outra ideia interessante é organizar eventos de lançamento, como webinars ou workshops para apresentar o programa, dar detalhes e responder a perguntas dos colaboradores.


Uma ideia incrível que uma empresa cliente da Better Academy teve foi de realizar um evento de lançamento juntamente com a formação dos mentores. Ao oficializar a certificação dos mentores diante de toda a empresa, foi possível validar a autoridade dos mentores, divulgar seus temas de expertise e dar maior credibilidade ao programa. Fazer barulho é importante!


Promover o programa nas redes sociais da empresa, criar comunidades de mentoria onde os participantes possam se conectar e compartilhar experiências, depoimentos, resultados e promover um ecossistema entre mentores e mentorados, também são ações que darão peso e relevância ao projeto.

 

Passo 7: Monitore e Avalie o Programa


A avaliação contínua do programa de mentoria é essencial para garantir sua eficácia e identificar pontos de ajuste e melhoria.


  • Métricas de Sucesso: Defina métricas para avaliar o sucesso do programa, como feedback dos participantes, taxas de retenção de funcionários, impacto no desempenho e nos resultados organizacionais.


  • Feedback Contínuo: Colete regularmente feedback de mentores e mentorados para ajustar os detalhes do programa conforme necessário e garantir que ele atenda às necessidades de todos os envolvidos.

 

Conclusão


Implementar um programa de mentoria na sua empresa pode trazer inúmeros benefícios, desde o desenvolvimento de talentos até a melhoria da cultura organizacional.


Seguindo os passos delineados neste guia, você pode criar um programa eficaz que impulsione o crescimento e o sucesso da sua empresa.


Para aprofundar seus conhecimentos e capacitar seus mentores, explore a Better Academy, especializada em formação de mentores corporativos e descubra como podemos ajudar a sua organização a desenvolver líderes excepcionais e alcançar resultados extraordinários.

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