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Liderança que faz a diferença: é aquela que possui mindset adaptativo

Os líderes precisam de mindset adaptativo para reagir às mudanças, expandir perspectivas, identificar tendências e liderar suas equipes.

A transformação digital, as mudanças no comportamento do consumidor e a evolução das práticas de trabalho estão forçando as empresas a caminharem para um desses rumos: se adaptarem rápido ou ficarem para trás com seus métodos de gestão defasados.


Quanto melhor a experiência dos colaboradores, melhor será a experiência dos clientesPor isso, é importante que os líderes tenham um mindset pronto a entender as necessidades da equipe para que sejam mais felizes e produtivos.


Essa relação funciona como uma cadeia totalmente dependente: para obter o resultado superior que a empresa busca no resultado final, precisa investir e adaptar todo o processo interno, a começar pela preparação e desenvolvimento da liderança.


Os líderes precisam desenvolver um mindset adaptativo para reagir às mudanças, expandir suas perspectivas, identificar tendências e liderar suas equipes com confiança mesmo diante de situações incertas.


Velhos problemas requerem novas abordagens!


Liderança com mindset adaptativo é aquele que reconhece a necessidade de ajuste frequente nas suas estratégias e abordagens e, ao invés de ficar preso a um único estilo de liderança ou modelo de gestão,  está evoluindo diariamente, ajustando seu comportamento com base nas demandas do ambiente de trabalho, no feedback da equipe e nas mudanças externas. 


O líder adaptativo consegue manter a calma e continuar motivando sua equipe, mesmo em momentos de crise.


Veja a seguir 4 problemas mais frequentes em uma equipe quando o líder não possui um mindset adaptativo e não está preparado para as mudanças repentinas do mercado.


1.  Falta de direção clara

O líder sem a habilidade de se ajustar rapidamente não fornece a orientação necessária para a equipe enfrentar novos desafios. 


O resultado disso é uma equipe confusa, com colaboradores inseguros sem saber quais ações tomar, quais prioridades seguir e como adaptar suas próprias tarefas. A falta de decisões firmes e estratégias ajustadas afeta o desempenho geral da empresa.


Uma pesquisa realizada pela Aberje “Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna”, revelou que mais de 70% das empresas, sejam pequenas (com menos de 1 mil colaboradores) ou grandes (com mais de 5 mil colaboradores) concordam que o maior desafio da comunicação interna é “engajar as lideranças como comunicadores”.


A solução para líderes que não conseguem se comunicar com clareza é capacitá-los com soft skills voltados para a empatia e comunicação para para que sejam capazes de ver as situações com clareza e passar diretrizes com firmeza para a equipe.



2.  Baixa moral e baixa motivação

Quando os colaboradores percebem que o líder não tem capacidade de enfrentar desafios ou não sabe como guiá-los em momentos difíceis, eles tendem a se sentir inseguros e desmotivados.


A ausência de uma liderança forte e confiável faz com que a equipe perca a motivação.


Por isso, é importante que o líder desenvolva o autoconhecimento e, principalmente, a inteligência emocional, para que ele saiba lidar com suas próprias emoções e as da equipe de forma mais natural em momentos de crise.


Quando o líder consegue se manter calmo e transmitir segurança, ele ajuda  a manter a moral da equipe lá em cima. Conheça a nossa mentoria individual focada em inteligência emocional e competências comportamentais.


3.  Resistência à inovação

Líderes que não são adaptativos costumam evitar mudanças e se agarrar a métodos antigos que já não são mais eficazes. Essa resistência a novas ideias e tecnologias impede a equipe de evoluir e se adaptar às demandas do mercado.


Como resultado, a equipe fica presa a processos ultrapassados enquanto concorrentes mais inovadores avançam e deixam a empresa em desvantagem competitiva.


4.  Alta rotatividade de colaboradores

O ambiente de trabalho pode se tornar tenso e sobrecarregado, já que a falta de habilidade para lidar com crises ou mudanças constantes aumenta o estresse na equipe.


Sem um líder que saiba guiar e apoiar a equipe nesses momentos, o ambiente de trabalho se torna desmotivador. Toda essa carga de estresse vindo do despreparo da liderança pode levar os colaboradores a buscarem outras oportunidades em empresas que ofereçam uma liderança mais estável e preparada.


Por isso é importante estabelecer um programa de feedback contínuo, permitindo que o líder entenda as necessidades da equipe e crie um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo para reduzir a rotatividade.



Conclusão


Ser um líder adaptativo não se resume a reagir bem a crises. É sobre enxergar as oportunidades que elas trazem, aprender com os desafios e continuar a guiar a equipe com confiança.


Quando um líder cresce, toda a equipe cresce junto e cria um ambiente mais forte, inovador e preparado para o futuro. No fim das contas, são esses líderes que fazem a diferença e garantem que a empresa se mantenha firme, mesmo diante das maiores incertezas.

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