top of page
Buscar
Foto do escritorBetter Blog

Você realmente sabe conduzir uma reunião One-on-One?

 


Conheça como reuniões one-on-one bem conduzidas podem transformar completamente o desempenho da sua equipe!

One-on-one (1:1, one2one, One to One) é um termo em inglês que significa “Um para Um”, e consiste basicamente em uma reunião entre duas pessoas: líder e liderado. Essas reuniões ocorrem de maneira periódica, geralmente uma vez por semana.

 

O objetivo é simples: criar um espaço seguro para alinhar expectativas, resolver problemas e o mais importante, ouvir. Sim, ouvir!

 

As pessoas no geral só querem ser ouvidas. Quando falamos do mundo corporativo isso se torna ainda mais importante, já que o sucesso dos planos de uma empresa dependem da execução de uma equipe motivada e engajada. 


Muitas vezes o liderado só quer ser escutado, seja sobre algo técnico referente às atividades exercidas diariamente ou até mesmo sobre situações de cunho pessoal. É na escuta ativa que está o sucesso das reuniões individuais.

 

O psicólogo americano e autor do livro 'Inteligência Emocional', Daniel Goleman, defende que a escuta ativa é uma das capacidades essenciais para manter uma equipe motivada. Inclusive, de acordo com um estudo recente da Universidade George Washington, ser um ótimo ouvinte pode influenciar em até 40% no desempenho de um líder.


Não é coincidência: Um bom líder possui a habilidade de escuta ativa; e o sucesso de uma boa reunião one-on-one exige o mesmo. 



Existem alguns pontos importantes que na hora da reunião one-on-one fazem toda a diferença:

 

- Consistência: Mantenha firmeza em suas palavras e mostre que o tempo dedicado a essa conversa é uma prioridade para você, e não apenas mais uma tarefa da sua lista.

 

- Preparação: Chegue com as pautas que você quer discutir prontas, mas deixe espaço para que o liderado traga o que é importante para ele também. Isso é importante para evitar aquela sensação de "puxão de orelha".

 

- Escuta ativa: Essa é a dica mais importante. Faça as perguntas, mas ouça de verdade. O colaborador precisa sentir que esse é o espaço dele para falar o que quiser, sem julgamentos.

 

- Feedback com empatia: Se houver algo a melhorar, foque no que ele pode fazer para crescer. O objetivo é sempre o desenvolvimento, e não apenas apontar o erro.

 

- Próximos passos: Antes de encerrar a reunião, deixem claros quais serão os próximos passos, tanto suas ações como as do liderado e acompanhe o processo.

 

Ao longo do tempo, o seu time vai sentir que pode contar com você, seja para pedir ajuda ou compartilhar ideias.

 

COMO O ONE-ON-ONE FORTALECE A SUA LIDERANÇA?

 

Os benefícios do one-on-one vão além do desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador.


O líder que conduz uma reunião individual acaba desenvolvendo diversas soft skills como a comunicação clara e objetiva, o relacionamento interpessoal ao se preocupar genuinamente com o colaborador e desenvolve também a parte estratégica ao solucionar problemas.


Desta forma o condutor aperfeiçoa suas habilidades como líder.

 

Se você quer levar suas habilidades de liderança ainda mais longe e construir uma equipe de alta performance através das suas habilidades, one-on-ones são apenas o começo.


Na Better Mentoria, ajudamos líderes a usar ferramentas como essa para desenvolver seu potencial não só como líder, mas como mentor, e serem capazes de transformar verdadeiramente equipes e empresas. Você pode fazer mais do que gerenciar pessoas, pode ser o caminho para o sucesso delas. Conheça o nosso programa de formação de mentores!

 

TÉCNICAS DE ONE-ON-ONE EFICIENTES


Além das dicas básicas citadas acima, existem algumas técnicas conhecidas que podem tornar as reuniões one-on-one ainda mais eficientes:

 

1. Técnica 10/10/10

 

Essa técnica divide a reunião em três blocos de 10 minutos:


-10 minutos para o liderado: Esse é o momento em que ele define a pauta, traz suas preocupações, dúvidas e temas que ele acha importante.

 

10 minutos para o líder: Aqui, você como líder pode abordar questões que precisam de atenção, fornecer feedback ou discutir o progresso.

 

10 minutos para ambos: Use o final para discutir soluções em conjunto, alinhar expectativas e definir os próximos passos.

 

Essa divisão de tempo favorece uma reunião equilibrada onde o colaborador tenha espaço para falar sem que se perca o foco nos pontos que o líder deseja apresentar.

 

 2. Perguntas Abertas

 

Fazer perguntas abertas é uma ótima maneira de fazer a conversa fluir facilmente e ajudar o liderado a se sentir mais à vontade.

 

- O que tem funcionado bem para você ultimamente?

- Quais desafios você está enfrentando agora?

- Como posso te ajudar a alcançar seus objetivos?

 

Esse tipo de pergunta incentiva o colaborador a refletir e a trazer insights que talvez não surgissem se a conversa fosse guiada apenas pelo líder.

 

 3. Start, Stop, Continue

 

Essa abordagem foca em três áreas:


Start: O que o colaborador poderia começar a fazer para melhorar seu desempenho ou bem-estar no trabalho?


Stop: O que ele poderia deixar de fazer, que não está sendo produtivo ou está gerando problemas?


Continue: O que ele já faz bem e deveria continuar praticando?

 

Esse modelo é simples, direto, e garante um equilíbrio entre feedback positivo e construtivo.

 

4. Modelo GROW

 

Uma técnica clássica usada em coaching e mentoring que também se aplica ao one-on-one:


Goal (Objetivo): Defina o que o colaborador quer alcançar, seja em curto ou longo prazo.


Reality (Realidade): Discuta a situação atual e o que pode estar impedindo o colaborador de atingir seus objetivos.


Options (Opções): Explore diferentes caminhos que o colaborador pode seguir para alcançar suas metas.


Will (Vontade): Defina o plano de ação – o que ele realmente vai fazer depois da reunião para se aproximar do objetivo.

 

No one-on-one é importante criar um ambiente confortável que faça com que os colaboradores sintam uma segurança. Amy Edmondson, professora de liderança na Havard Business School define que segurança psicológica é “quando nos sentimos seguros para sermos sinceros em um ambiente onde há respeito e confiança. É também quando temos vontade de nos envolvermos em conflitos produtivos”.

 

Conclusão 

 

Incorporando essas técnicas nas reuniões one-on-one, é iminente o sucesso na mudança de comportamento dos colaboradores e na transformação da cultura empresarial. Uma simples conversa que eleva o nível da equipe, se bem utilizada.

 

A Be[tter] transforma.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page